segunda-feira, 22 de junho de 2009

OAB critica duramente Sarney e o presidente Lula em nota oficial

Em nota distribuída na sexta-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou duramente o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo a entidade, em seu discurso da tribuna da Casa, na terça-feira (16), Sarney “procurou eximir-se de responsabilidades”. A OAB também lamentou “a manifestação do presidente da República, quando disse que ‘eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum’. Leia a íntegra da nota:

“O Colégio de presidentes da OAB, reunido hoje (19.06) em Maceió (Alagoas), manifesta sua indignação e perplexidade em face dos sucessivos escândalos que envolvem a administração do Senado Federal, desacreditando-o perante a opinião pública.

Mais que isso, repudia os termos do pronunciamento feito por seu presidente, José Sarney, da tribuna do Senado, quando procurou eximir-se de responsabilidades; igualmente lamenta a manifestação do presidente da República, quando disse que ‘... eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum’.

O Senado Federal, lamentavelmente, está envolto em graves acusações que pesam sobre a instituição. E são acusações que chocam a nação, tais como nepotismo, peculato, atos secretos e inconstitucionais, recebimento indevido de recursos públicos, entre outros.

Em face disso, o Colégio de Presidentes da OAB se associa às veementes manifestações de repúdio da sociedade brasileira e clama por providências reparadoras imediatas, que propiciem ampla investigação.

Sem um Legislativo forte e respeitado, a democracia corre riscos. E é em sua defesa que tais providências - imediatas e inapeláveis - são exigidas pela sociedade brasileira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário