quarta-feira, 10 de junho de 2009

Datafolha: distância entre Serra e Dilma cai 8 pontos

Datafolha: distância entre Serra e Dilma cai 8 pontos
31 de maio de 2009 • 08h19 • atualizado às 08h33
Notícias







A diferença entre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nas pesquisas de intenção de voto entre pré-candidatos à Presidência da República para 2010, realizadas pelo Datafolha, caiu oito pontos entre março e maio deste ano. No levantamento de março, a diferença entre Dilma e Serra estava em 30 pontos e agora passou para 22 pontos. A mais recente pesquisa do Datafolha, deste mês, aponta a ministra 16% das intenções de voto, contra 38% de Serra no principal cenário.
O levantamento foi realizado entre 26 e 28 de maio. Foram realizadas 5.129 entrevistas em 203 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi divulgada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo.
O crescimento de Dilma a levou para a segunda colocação. A ministra está empatada tecnicamente com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou de 16% para 15%. Em relação à pesquisa anterior, a ministra do presidente Lula subiu cinco pontos percentuais, enquanto José Serra perdeu três.
Em um cenário em que o governador de São Paulo não é incluído na disputa, Dilma alcança 19% e fica cinco pontos atrás de Ciro Gomes, que lidera com 24%.
Nas respostas espontâneas, quando não são apresentados os candidatos ao eleitor, Serra tem 5%, Dilma, 4%, Ciro, 1%, e Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais, 2%.
Disputa com AécioQuando Aécio Neves é apresentado como único pré-candidato do PSDB, ele alcança 14% e está empatado tecnicamente com Heloísa Helena (Psol), com 15%. Aécio e José Serra ainda disputam, dentro do partido, qual seria o nome mais forte para fazer oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2010.
Aécio perdeu três pontos em relação ao levantamento anterior no cenário sem seu colega de partido José Serra. Heloísa oscilou dois pontos para baixo (de 17% para 15%), enquanto Dilma subiu de 12% para 19%.
Num cenário com a presença simultânea dos governadores paulista e mineiro, Serra teria 35%, Ciro, 14%, Dilma, 14%, Heloísa, 10%, e Aécio, 9%.
Nomes petistasQuando ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias surge como pré-candidato do PT no lugar de Dilma, José Serra apresenta o seu melhor desempenho. O tucano paulista chega a 42%, enquanto o petista fica com 2%.
O Datafolha também apresentou ao eleitor os nomes do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do deputado federal Antonio Palocci como pré-candidatos do PT. O primeiro atingiu os mesmos 2% de Patrus, enquanto o ex-ministro da Fazenda teve 3%. Nos dois cenários, José Serra tem 41%.
Redação Terra
Enviar para amigos Comentar