quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TSE vai analisar se cassa mandato de Roseana Sarney

Quatro governadores ainda serão julgados em processos que pedem cassação de seus mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: Ivo Cassol (PP), de Rondônia; José de Anchieta Jr. (PSDB), de Roraima; Marcelo Déda (PT), de Sergipe; e Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão.

Na terça (9), o TSE decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) .

Com isso já são três os governadores cassados neste ano. Em abril, os ministros decidiram pela cassação do mandato de Jackson Lago (PDT), do Maranhão. Em fevereiro, o tribunal havia cassado o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB), na Paraíba.

Roseana, que assumiu após o processo de cassação de Jackson Lago, também será julgada pelos ministros do tribunal.

Segundo a assessoria de imprensa do TSE, todos os processos estão nos gabinetes dos ministros relatores e ainda não há previsão para entrarem na pauta de julgamentos.

Eles são acusados de cometer irregularidades durante as eleições. Todos os governadores negam ter tentado fraudar o processo eleitoral.

Outros três governadores foram inocentados no mês de maio neste ano: Waldez Góes (PDT), do Amapá; José Maranhão (PMDB), da Paraíba; e Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina. Confira quadro abaixo sobre a situação dos governadores questionados em processos que pediam cassação dos mandatos.




o>Maranhao

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, é acusada de uso indevido de meios de comunicação e abuso de poder econômico. Outro processo a acusa de infidelidade partidária, já que foi eleita como senadora pelo DEM e mudou para o PMDB.

O G1 procurou a assessoria de imprensa da governadora e aguarda resposta.

Rondônia

O governado Ivo Cassol é acusado de compra de votos. Segundo o governo do estado, a acusação é contra um senador, que teria declarado em sua prestação de contas que houve pagamentos a título de remuneração profissional.

O nome do governador teria sido incluído por constar no verso do "santinho" do senador. A assessoria disse que candidatos a deputado também apareciam no panfleto e não foram citados na ação.

Roraima

A acusação cita que a chapa de José de Anchieta Júnior, que era candidato a vice do falecido governador Ottomar Pinto, distribuiu tratores e títulos de propriedades em dobro em ano eleitoral.

A assessoria de imprensa diz quer eram ações de governo e que nada foi feito em período eleitoral.

Sergipe

Marcelo Déda é acusado de campanha eleitoral fora de época. A defesa alega que o caso já foi julgado pelo TRE de Sergipe em outro processo e absolvido. Ainda conforme a defesa, a propaganda se referia a atos administrativos de quenao era prefeito de Aracaju. (Do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário